Os benefícios da atividade física para a saúde são indiscutíveis. A prática constante de exercícios pode diminuir a probabilidade de aparecimento e até mesmo ajudar no tratamento de algumas doenças. Entre tantas patologias que podem ser beneficiadas com a prática de atividade física está a Endometriose, doença que acomete mulheres em período reprodutivo, com mais de 7 milhões de casos por ano.
O que é a Endometriose?
A endometriose é causada pelo crescimento de células endometriais, normalmente encontradas dentro da cavidade uterina, em locais fora do órgão, instalando-se em regiões como os ovários, nas tubas uterinas ou no intestino.
Seus principais sintomas são as cólicas intensas dentro e fora do período menstrual, dor nas relações sexuais, dor para urinar e evacuar, menstruação irregular e infertilidade.
Muitos dos sintomas da endometriose são erroneamente associados a desconfortos comuns da vida da mulher e, por isso, muitas mulheres demoram muitos anos para ter o diagnóstico correto, o que pode fazer com que a doença progrida para níveis de maior risco à vida da paciente.
Como a prática atividade física pode ajudar no tratamento da endometriose?
Não há uma medicação que cura a endometriose, o tratamento dos sintomas da doença costuma ser realizado com uso de anticoncepcionais, medicamentos para controlar a dor e, em alguns casos, é necessária a realização de cirurgia para a retirada dos focos da doença. Além disso, a adoção de hábitos de vida saudável pode ser benéfico para o alívio dos sintomas da endometriose.
Pesquisas apontam que a prática de atividades físicas regulares ameniza os desconfortos da endometriose. Hormônios como serotonina, endorfina e dopamina, liberados com os exercícios físicos, contribuem para aliviar a dor intensa sentida pelas pacientes; além de exercer influência no humor, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da paciente.
Quais exercícios físicos praticar?
Como as dores se concentram na região pélvica, alguns exercícios aeróbicos auxiliam no controle dos sintomas da endometriose, como:
Caminhar
São muitos os benefícios para a saúde de pessoas que caminham regularmente. Para as mulheres com endometriose, a caminhada pode ajudar a manter o corpo ativo e na produção de substâncias analgésicas.
Estabelecer médias diárias é o primeiro passo para a adoção desse hábito.
Correr
Exigindo mais esforço físico que a caminhada, a corrida é benéfica para diversos sistemas do organismo.
Correr pequenas distâncias todos os dias pode contribuir no tratamento da endometriose.
Pedalar
Ao pedalar, diferentes regiões são trabalhadas, por isso é uma atividade bastante recomendada para as mulheres com endometriose.
Pode-se iniciar com um trajeto curto, todos os dias, por 30 minutos. Ao andar de bicicleta, os níveis de endorfina aumentam, melhorando não apenas as condições físicas, mas também o humor.
Nadar
A natação está entre os exercícios mais indicados para uma melhor qualidade de vida devido a suas numerosas vantagens, desde a melhor circulação sanguínea até a melhora no tônus muscular.
Alguns exercícios de flexibilidade, difíceis de serem realizados em terra firme, são praticados com maior facilidade na água, promovendo maior conforto aos iniciantes.
Outros exercícios
Pilates, dança, treinos funcionais e musculação também são recomendados para mulheres com endometriose.
Qual é a importância do diagnóstico?
Ter um diagnóstico precoce da endometriose é muito importante para evitar impacto crescente da doença na vida da paciente e encaminhá-la ao melhor tipo de tratamento rapidamente.
É fundamental ressaltar que antes de iniciar qualquer atividade física é necessário consultar um profissional de educação física e um cardiologista para escolher a atividade que se adapte melhor ao seu estado de saúde e a suas preferências.
Consulte seu ginecologista se possui os sintomas citados no texto acima, para uma avaliação de endometriose.