O que é hidrossalpinge?

A hidrossalpinge é a dilatação das tubas uterinas ocasionada por uma obstrução tubária, que provoca o acúmulo de líquido.

A maioria dos casos de hidrossalpinge não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, mas pode ser de rápida evolução e causar severos problemas de fertilidade.

Por vezes, é consequência de uma infecção sexualmente transmissível (IST). Outras, resultante de uma cirurgia prévia, aderências pélvicas severas, endometriose ou outras fontes de infecção, como apendicite.

Sintomas

Os principais sintomas da inflamação são:

  • Alteração da cor ou cheiro do corrimento vaginal;
  • Dor durante o contato íntimo;
  • Dor abdominal;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Febre.

Diagnóstico

Apesar de existirem sintomas que podem ser associados com a hidrossalpinge, a maioria dos casos é assintomático e, por isso, o diagnóstico só é feito durante a realização de exames ginecológicos de rotina como a ultrassonografia transvaginal e a ressonância de pelve.

Tratamento

O tratamento para a hidrossalpinge deve ser indicado pelo ginecologista de acordo com a causa da alteração e sintomas que a mulher possa estar apresentando. Podendo ser indicado o uso de antibióticos, a realização de cirurgia para desobstruir as tubas uterinas ou até a retirada completa das tubas uterinas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp