O pólipo uterino surge por meio do crescimento desordenado de células na parede interna do útero, o endométrio.
Geralmente, os pólipos uterinos são mais frequentes em mulheres que estão na menopausa, no entanto, também podem surgir em mulheres mais novas, podendo causar dificuldade para engravidar, dependendo do seu tamanho e localização.
Sintomas
Na maioria dos casos, os pólipos uterinos não apresentam qualquer tipo de sintoma, sendo descobertos acidentalmente num exame de rotina no ginecologista. No entanto, algumas mulheres podem apresentar os seguintes sintomas:
- Menstruação excessiva;
- Dor no baixo ventre;
- Sangramento vaginal após a menopausa;
- Sangramento vaginal após contato íntimo;
- Período menstrual irregular.
Retirada do pólipo
A cirurgia para retirada dos pólipos também é conhecida como histeroscopia cirúrgica e é feita sem cortes, já que os instrumentos necessários para o procedimentos são introduzidos por meio do canal vaginal e do colo do útero.
Esse procedimento consiste no corte e remoção dos pólipos, podendo ser uma amostra encaminhada para laboratório para que seja analisada e confirmada a benignidade.
Recuperação
O procedimento para retirar o pólipo do útero é simples, sendo comum que a paciente receba alta no mesmo dia, após a cirurgia.
Os cuidados após histeroscopia cirúrgica são esclarecidos pelo médico, devendo ser cumpridos com rigor e informado o médico no caso de surgirem sintomas não esperados.