A endometriose intestinal é uma doença na qual o tecido endometrial, que é o tecido que normalmente está presente na cavidade uterina, cresce na parede do intestino, podendo dificultar o seu bom funcionamento.
Quando as células do endométrio são encontradas apenas na parte externa do intestino, a endometriose intestinal é chamada de superficial, mas quando penetram na parede interna (muscular) do intestino, é classificada como endometriose profunda intestinal.
Sintomas
- Intensa dor abdominal;
- Dor ao evacuar;
- Presença de sangue nas fezes;
- Dor no abdômen com o contato íntimo;
Diagnóstico
Na maior parte dos casos, a endometriose intestinal só é diagnosticada mediante a realização de exames de imagem com preparo intestinal, seja ultrassonografia transvaginal ou ressonância de pelve, que permitem visualizar a endometriose na parede intestinal.
Tratamento
O principal tipo de tratamento usado para tratar a endometriose intestinal é a cirurgia, na qual o tecido anormal é retirado da parede.
A maioria das cirurgias são realizadas por laparoscopia ou cirurgia robótica, com a introdução dos instrumentos cirúrgicos por pequenos cortes na barriga.